segunda-feira, 31 de maio de 2010

Plano de Aula - Planejando atividade com Hipertexto ou Internet

ENSINO MÉDIO PROF. FLORENCIO AIRES

Rua: Rubens pereira Reis de Andrade, nº 1146, Jardim Brasília – Porto Nacional - TO
Telefone: (63) 3363 8117 e-mail: florêncioaires@yahoo.com.br

Plano de Ensino

DISCIPLINA: Informática Básica

CARGA HORÁRIA: 20 horas

DOCENTE: Claudia Andrade da Cruz
SÚMULA: Noções básicas sobre computadores Arquivos: Formatos e Tamanhos. Funções principais de programas computacionais Paint e Word
OBJETIVO: Fornecer informações básicas sobre Microinformática, utilizando o Sistema Operacional Windows, e sobre as funções principais de programas computacionais, Paint – desenhos e Editor de textos – Word. Será nosso trabalho ensinar técnicas e habilidades necessárias para o
acesso à educação continuada, isto é, a informação, de modo que possa tornar
– se uma ferramenta útil para o seu trabalho.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Levar conhecimentos de informática ao público alvo de modo que possa tornar-se uma ferramenta útil para a sua formação pessoal;
• Apresentar um conjunto de ferramentas que possibilitem o desenvolvimento das atividades que serão desenvolvidas ao longo do curso;

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS: Aulas teórica e práticas, todas no Laboratório de Informática do CEM Prof. Florêncio Aires, com aplicações práticas, em forma de exercícios, e atendimento individualizado, sendo um por micro. Também com exposição em datashow dos conteúdos abordados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Informática básica
Paint
• como ligar e desligar corretamente um computador,
• aparência do Programa e suas utilidades,
• conhecendo a barra de tarefas,
• área de trabalho,
• utilidade de cada uma das ferramentas e utilização das mesmas na pratica de desenhar,
• como criar uma pasta no computador,
• salvar um arquivo,
• abrir um arquivo,
• duplicar um objeto,

Word
• como ligar e desligar corretamente um computador,
• criação de textos,
• conhecendo a barra de tarefas e menus e botões de sair, minimizar e maximizar,
• salvar um arquivo,
• abrir um arquivo,
• configurar a pagina,
• formatação,
• numeração de paginas,
• cabeçalho e rodapé,
• copiar e colar,
• inserir clip art no texto,
• inserir figura
• inserir wordart,
• tabela
• imprimir
O QUE É OFERECIDO PELA ESCOLA

• um laboratório de Informática espaço físico,
• dez computadores;
• uma impressora;
• mesas;
• cadeiras;
• datashow,
• ar condicionado;
• banheiros;
• certificado.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: A avaliação será feita continuamente, por meio de exercícios que devem ser resolvidos ao longo do curso. Será avaliado também pela participação e assiduidade do cursistas.

Avaliação
O ensino não consiste apenas na exposição do aluno a situações de aprendizagem e apresentação de conhecimentos específicos, mas também em um acompanhamento do processo de aprendizagem do mesmo.
Desta maneira, a cada etapa será avaliado individual e em grupo, para tanto foram definidos alguns critérios de avaliação que servirão como guia para a construção do processo de avaliação do rendimento (necessariamente contínuo e cumulativo, como é o próprio
processo de ensino e aprendizagem do presente curso).
Instrumentos de Avaliação
•Participação em sala de aula, resolução e entrega de exercícios em aula - Pontos: 2 pontos
•Trabalho prático individual - Pontos: 2 pontos
•Avaliação Individual no final -Pontos: 6 pontos



Claudia Andrade da Cruz

Porto Nacional, maio de 2010.
Recursos de Apoio

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Fiz o planejamento para ministrar 4 cursos anual de Informática básica para a comunidade, Neste planejamento pesquisei na internet varias apostilas a respeito da matéria que seria ministrada nestes cursos, em apostilando.com encontrei um material bem de acordo e comecei a montar a apostila com os conteúdos mais básicos referindo ao Paint e Word.

Este curso é ministrado aos sábados das 14hs as 18hs dando um total de 20hs aulas.

A primeira clientela foi composta pelos vigias e ASG’s deste centro de ensino, estou agora com a 2ª turma, que é composta pelos pais dos alunos dos 1° MBs.

O convite foi feito aos pais para participarem de um sorteio, onde ofereceríamos 10 vagas, apenas 8 pais se propuseram a participar e confirmaram a presença, sendo assim não foi preciso a realização do sorteio ficamos com os pais inscritos.

Para essa seleção contei com a ajuda do SOE, que me ajudou na entrega e na divulgação do curso. O mesmo teve inicio dia 08/05/2010 e seu término esta previsto para 12/06/2010.

Todas as atividades são explicadas no quadro branco, também temos o atendimento individual na máquina. São entregue as apostilas com todo conteúdo previsto e passo - a - passo. As aulas também são expostas no datashow através de slides, esse recurso é utilizado como ferramenta didática na construção da aprendizagem.

Utilizamos também a maquina fotográfica para registrar as aulas e a impressora para imprimir os trabalhos aqui desenvolvidos que servirão como evidência da aprendizagem.

Neste curso já tive depoimento de Mãe, que disse “Este curso foi o melhor presente que ganhei este ano no dia das mães” fala da Srª Maria Amélia.

A expectativa do grupo e fazer outros cursos de informática para cada vez mais se aprimorar, querem participar do curso que esta previsto para o 2° semestre de noções de internet, criação de e – mail, ninguém segura mais essa turminha.

Aprendendo o que é Hipertexto e links

Interessante analisar o s textos que mostram o modelo de pensamento do hipertexto, os pensadores contribuiram para que o hipertexto chegassem a nossas casas atraves dos textos e dos ambientes que nós já usavamos, mais ainda não tinhamos associado o seu nome. Isso facilitou em trazer informações ligadas a todas as propriedades que nos interessa como links de um mesmo assunto, ate mesmo por uma diversidades de outros assuntos.
O hipertexto alem de pratico nos facilita a busca e o crescimento tecnologico e intelectual.
Segundo Lévy, um hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, paginas, imagens, graficos ou partes de graficos, sequencias sonoras, documentos complexos. Navegar em um hipertexto é o mesmo que desenhar um percurso. Esta definição fez toda a diferença no meu aprendizado.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Hipertexto

A Internet é uma rede de redes de computadores dispersas a nível mundial que cooperam entre si.

Nossa, comecei a estudar sobre hipertexto e link, para melhor desenvolver minhas atividades fiquei surpresa com tanta descoberta que fiz, não sei se depois que eu colocar no blog ira funcionar os links, mais pelo menos agora sei que clico com o botão direito e peço para abrir o link e vai exatamente ao site onde esta a matéria, se realmente der certo é muito fácil, vou acreditar que este tempo todo estava sofrendo sem necessidade.

Internet 30 anos

A 1ª mensagem

"Jamais imaginei que minha mãe usaria a rede" (com foto)

"A Internet está em vias de se tornar adulta" foi retirada do site: www.unicamp.br

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Reflexão Sobre Paulo Freire




















Para Paulo Freire, a educação não pode ser orientada pelo paradigma de uma empresa,conhecer é descobrir e construir e não copiar, como na pedagogia dos conteúdos que dá ênfase apenas a eficiência. Este paradigma ignora o ser humano. Segundo os construtivistas, aprende-se quando se quer aprender e só se aprende o que é significativo. Mas, o conhecimento deve-se constituir numa ferramenta essencial para intervir no mundo.

Paulo Freire tinha um compromisso que era sobretudo com os oprimidos, não apenas com um ou com outro mas com os oprimidos de todo o mundo, há por isso a necessidade de darmos continuidade ao seu trabalho.

Em todos os seus escritos, Freire, fala das exigências necessárias sobre a prática educativa e a virtude de ensinar que engloba a coerência, a simplicidade, a esperança, são uns dos exemplos que considerava como uma prática de solidariedade.
Ser simples não é fácil, portanto a simplicidade opõe-se ao prolixo, dessa forma consegue-se atingir a intelectualidade sem ser arrogante.

Este teólogo também foi um dos criadores do construtivismo, mas do construtivismo crítico, que busca fundamentar o ensino-aprendizagem em ambientes interativos, por meio do uso de recursos audiovisuais, sendo de novas tecnologias, principalmente o vídeo, a televisão e a informática, sempre enfocando a utilização de forma a crítica. O conhecimento não é algo pronto, é construído de forma integradora e interativa a ser apenas "apropriado" ou "socializado" como sustenta a pedagogia dos conteúdos. Nesse sentido conhecer é descobrir e construir e não copiar, pois se torna libertador por si mesmo e imprescindível para transformar e intervir no mundo.

Segundo Freire a “escola não distribui poder, mas constrói saber que é poder. Não mudamos a história sem conhecimentos, mas temos que educar o conhecimento para que possamos interferir no mercado como sujeitos, não como objeto”. A Escola tem o poder de colocar nas mãos dos excluídos, quem não consegue entender as causas da pobreza política promove a pobreza econômica.
Ensinar é introduzir o individuo na historia e não apenas em sala de aula, reproduzindo um poder imaginário mais amplo e político.
Devemos seguir o legado de Freire, não apenas como leitores.
Palavras-chave: Paulo Freire - Construtivismo crítico - Educação.
Fonte principal
(Recebido para publicação em 24.07.97 e liberado em 15.08.97)
Encontrei essa reflexão neste site: http://proinfopira.blogspot.com/2008/09/tarefa-distncia-como-criar-um.html

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Todas as atividades e estudos planejados na escola, faz parte do currículo, é um conjunto de ações e atividades planejadas para levar o aluno a aprendizagem escolar. O currículo não é apenas um planejamento de conteúdos a serem transmitidos aos alunos e um conjunto de ações e projetos que serão aplicados para levar o aluno ao conhecimento utilizando a flexibilidade a coerência as experiências vivenciada por esses alunos, a introdução das tecnologias, enfim são vários os fatores que levarão a contribuir para que o currículo seja efetivado bom.

As tecnologias vem a somar e a enriquecer o desenvolvimento do currículo, nós professores, temos que introduzir essas novas tecnologias de informação na busca de melhoria e mudança da nossa atuação como professor. O espaço agora é do novo, e inserir as tecnologias na sua prática diária só irá facilitar. Assim sendo, iremos ser um profissional mais criativo e atuante, e a aprendizagem se tornará mais prazerosa aos nossos alunos.

O novo sempre vem dar condições de mudanças, mais temos que explorar as possibilidades oferecidas de forma cautelosa, pois as mídias nos oferecem coisas boas e ruins, e temos que focar nossos objetivos em buscar o que ela tem de melhor a nos oferecer e aos nossos alunos, pois nos ajudará na formação e na inserção ao mundo digital.

Quando se utiliza ferramentas como a tecnologia, para transmitir melhor conhecimentos aos alunos, isso não só facilita essa transmissão como também insere este aluno no mundo digital, contribuindo para o seu crescimento pessoal e profissional, pois garantirá um espaço maior no mercado de trabalho, pois sua preparação deverá ser focada também para a sua sobrevivência fora da escola.

Jô Soares sobre Professor

Jô Soares

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
Se É jovem, não tem experiência.Se É velho, está superado.Se Não tem automóvel, é um pobre coitado.Se Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.Se Fala em voz alta, vive gritando.Se Fala em tom normal, ninguém escuta.Se Não falta ao colégio, é um 'caxias'.Se Precisa faltar, é um 'turista'.Se Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.Se Não conversa, é um desligado.Se Dá muita matéria, não tem dó do aluno.Se Dá pouca matéria, não prepara os alunos.Se Brinca com a turma, é metido a engraçado.Se Não brinca com a turma, é um chato.Se Chama a atenção, é um grosso.Se Não chama a atenção, não sabe se impor.Se A prova é longa, não dá tempo.Se A prova é curta, tira as chances do aluno.Se Escreve muito, não explica.Se Explica muito, o caderno não tem nada.Se Fala corretamente, ninguém entende.Se Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.Se Exige, é rude.Se Elogia, é debochado.Se O aluno é reprovado, é perseguição.Se O aluno é aprovado, deu 'mole'.
É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!
ATUALIZA AI ... ESTAMOS EM 2011, NADA MUDOU !! Esta é para ser repassada mesmo.