quinta-feira, 24 de junho de 2010

Educando para enfrentar os desafios da difícil Sobrevivência

Levamos as turmas dos 3° MB’s para o salão de eventos onde os mesmos assentiriam uma aula de reforço e um vídeo sobre o meio ambiente, logo após assistirmos o vídeo fizemos grupos de 5 alunos para discutirem o que aprenderam na aula e no vídeo e apresentarem aos colegas em 5 minutos cada grupo.
Ficamos surpresas com tantas informações que os mesmos assimilaram e repassaram com tanta precisão, pediram também que esse tipo de aula fosse repetido com outras temáticas, disseram que gostaram muito da metodologia aplicada, pois passar vídeo por passar não é interessante, mais quando há discussão sobre o assunto todos prestam atenção e gostam da aula, pois entende melhor o conteúdo e os conhecimentos adquiridos ficam na bagagem por muitos mais tempo.
Nós Coord. Karla Patrícia e aux. Laboratório de informática Claudia, aprendemos que é muito mais fácil aplicar e planejar uma aula, quando se utiliza os recursos tecnológicos que a escola dispõe, pois os alunos contribuem mais e as informações chegam ate eles de forma mais rápida de serem assimiladas.
Tivemos a oportunidade de contribuir com o professor regente e também de mostrar a empolgação dos alunos quando uma aula é bem planejada com esses recursos pedagógicos.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Gincana do Meio Ambiente

Levamos todos os alunos do turno vespertino para o salão de eventos, la eles se dividiram por turma 1, 2 e 3 anos. As perguntas já estavam montadas no powerpoint, com respostas no slides seguintes, colocamos no datashow e começamos a gincana. A turma vencedora foram premiadas com kits escolares.
Eles se divertiram muito, sorriram, participaram da melhor forma possível, foi uma troca de experiência incrível pois houve uma participação total dos alunos. Nos surpreenderam também que a turma vespertina, por ser menor que as turmas matutinas responderam mais com acertos que as da manha. Mostrando que o seus conhecimentos estão bem acima do esperado.
Uma das coisas que me motivou a querer repetir essa experiência, foi de ver que é possível aprender brincando, e a aprendizagem pode ser prazerosa se ambas as partes estiverem em sintonia. Antes houve toda uma preparação nas turmas oferecemos oficinas de materiais reciclado, o assunto foi bem trabalhado por todos os professores, ficando bem mais fácil tratar o tema.

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Todas as atividades e estudos planejados na escola, faz parte do currículo, é um conjunto de ações e atividades planejadas para levar o aluno a aprendizagem escolar. O currículo não é apenas um planejamento de conteúdos a serem transmitidos aos alunos e um conjunto de ações e projetos que serão aplicados para levar o aluno ao conhecimento utilizando a flexibilidade a coerência as experiências vivenciada por esses alunos, a introdução das tecnologias, enfim são vários os fatores que levarão a contribuir para que o currículo seja efetivado bom.

As tecnologias vem a somar e a enriquecer o desenvolvimento do currículo, nós professores, temos que introduzir essas novas tecnologias de informação na busca de melhoria e mudança da nossa atuação como professor. O espaço agora é do novo, e inserir as tecnologias na sua prática diária só irá facilitar. Assim sendo, iremos ser um profissional mais criativo e atuante, e a aprendizagem se tornará mais prazerosa aos nossos alunos.

O novo sempre vem dar condições de mudanças, mais temos que explorar as possibilidades oferecidas de forma cautelosa, pois as mídias nos oferecem coisas boas e ruins, e temos que focar nossos objetivos em buscar o que ela tem de melhor a nos oferecer e aos nossos alunos, pois nos ajudará na formação e na inserção ao mundo digital.

Quando se utiliza ferramentas como a tecnologia, para transmitir melhor conhecimentos aos alunos, isso não só facilita essa transmissão como também insere este aluno no mundo digital, contribuindo para o seu crescimento pessoal e profissional, pois garantirá um espaço maior no mercado de trabalho, pois sua preparação deverá ser focada também para a sua sobrevivência fora da escola.

Jô Soares sobre Professor

Jô Soares

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
Se É jovem, não tem experiência.Se É velho, está superado.Se Não tem automóvel, é um pobre coitado.Se Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.Se Fala em voz alta, vive gritando.Se Fala em tom normal, ninguém escuta.Se Não falta ao colégio, é um 'caxias'.Se Precisa faltar, é um 'turista'.Se Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.Se Não conversa, é um desligado.Se Dá muita matéria, não tem dó do aluno.Se Dá pouca matéria, não prepara os alunos.Se Brinca com a turma, é metido a engraçado.Se Não brinca com a turma, é um chato.Se Chama a atenção, é um grosso.Se Não chama a atenção, não sabe se impor.Se A prova é longa, não dá tempo.Se A prova é curta, tira as chances do aluno.Se Escreve muito, não explica.Se Explica muito, o caderno não tem nada.Se Fala corretamente, ninguém entende.Se Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.Se Exige, é rude.Se Elogia, é debochado.Se O aluno é reprovado, é perseguição.Se O aluno é aprovado, deu 'mole'.
É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!
ATUALIZA AI ... ESTAMOS EM 2011, NADA MUDOU !! Esta é para ser repassada mesmo.