segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Quando o professor se propõe a mudar sua maneira de dar aula, ele procura uma nova maneira de integrar suas atividades usando as tecnologias existentes para que o aluno participe mais e aprenda mais com sua pratica diária. Sem contar que sua metodologia será mais proveitosa e consequentemente com resultados muito melhores. Pois o aluno passará a fazer parte ativamente na construção do seu conhecimento, como pesquisador, e não como mero receptador de informações. Temos que cuidar para não cometer erros frequentes em apenas copiar e copiar as informações já contidas na internet, temos que utiliza -las como mais um recurso de pedagógico de informação para a construção do nosso conhecimento, para a partir dai termos a nossa própria conclusão. Teremos de ter muita atenção na temática do que estamos estudando ou pesquisando, pois nem sempre encontramos só verdades sobre o assunto, temos de procurar várias biografias a respeito do mesmo assunto.

As estratégias sobre como utilizar esses recursos vão surgindo com a participação e sugestão dos próprios alunos, o professor deverá ficar atento nos comentários e sites que eles mais se identificam para poder se planejar e ter sucesso na busca dos seus objetivos.

Claudia A. Cruz

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Todas as atividades e estudos planejados na escola, faz parte do currículo, é um conjunto de ações e atividades planejadas para levar o aluno a aprendizagem escolar. O currículo não é apenas um planejamento de conteúdos a serem transmitidos aos alunos e um conjunto de ações e projetos que serão aplicados para levar o aluno ao conhecimento utilizando a flexibilidade a coerência as experiências vivenciada por esses alunos, a introdução das tecnologias, enfim são vários os fatores que levarão a contribuir para que o currículo seja efetivado bom.

As tecnologias vem a somar e a enriquecer o desenvolvimento do currículo, nós professores, temos que introduzir essas novas tecnologias de informação na busca de melhoria e mudança da nossa atuação como professor. O espaço agora é do novo, e inserir as tecnologias na sua prática diária só irá facilitar. Assim sendo, iremos ser um profissional mais criativo e atuante, e a aprendizagem se tornará mais prazerosa aos nossos alunos.

O novo sempre vem dar condições de mudanças, mais temos que explorar as possibilidades oferecidas de forma cautelosa, pois as mídias nos oferecem coisas boas e ruins, e temos que focar nossos objetivos em buscar o que ela tem de melhor a nos oferecer e aos nossos alunos, pois nos ajudará na formação e na inserção ao mundo digital.

Quando se utiliza ferramentas como a tecnologia, para transmitir melhor conhecimentos aos alunos, isso não só facilita essa transmissão como também insere este aluno no mundo digital, contribuindo para o seu crescimento pessoal e profissional, pois garantirá um espaço maior no mercado de trabalho, pois sua preparação deverá ser focada também para a sua sobrevivência fora da escola.

Jô Soares sobre Professor

Jô Soares

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
Se É jovem, não tem experiência.Se É velho, está superado.Se Não tem automóvel, é um pobre coitado.Se Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.Se Fala em voz alta, vive gritando.Se Fala em tom normal, ninguém escuta.Se Não falta ao colégio, é um 'caxias'.Se Precisa faltar, é um 'turista'.Se Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.Se Não conversa, é um desligado.Se Dá muita matéria, não tem dó do aluno.Se Dá pouca matéria, não prepara os alunos.Se Brinca com a turma, é metido a engraçado.Se Não brinca com a turma, é um chato.Se Chama a atenção, é um grosso.Se Não chama a atenção, não sabe se impor.Se A prova é longa, não dá tempo.Se A prova é curta, tira as chances do aluno.Se Escreve muito, não explica.Se Explica muito, o caderno não tem nada.Se Fala corretamente, ninguém entende.Se Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.Se Exige, é rude.Se Elogia, é debochado.Se O aluno é reprovado, é perseguição.Se O aluno é aprovado, deu 'mole'.
É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!
ATUALIZA AI ... ESTAMOS EM 2011, NADA MUDOU !! Esta é para ser repassada mesmo.