quinta-feira, 15 de abril de 2010

“Quem sou como professor e aprendiz?”

Acredito que mesmo sendo professor, serei um eterno aprendiz, pois a educação e as tecnologias não são sinônimos, mais estão interligadas, cada uma avança a sua maneira e com inovações surpreendentes.
Hoje, como professora procuro despertar a curiosidade dos meus alunos para o novo, posso dizer que só terei sucesso se conseguir pelo menos que a maioria se interessem em descobrir novas formas de conhecimentos. Para isso tenho que me dedicar, estudar e buscar conhecimentos, como aluna não é diferente, não estou pronto e acabado assim que saio da escola, é apenas o começo, terei que ser um extigador, pesquisador e formador de opiniões, para isso tenho que me preparar e buscar cada dia mais conhecimento, e ter como lema que é necessário sempre aprender a aprender. O aluno tem uma gama de informações, é preciso trabalhar essas informações e reaproveita – las em nosso favor e para nossa formação.
Aprender a inovar requer determinação e simplicidade, antes mesmo da coragem de enfrentar o novo, isso só se aprende na pratica do dia - a - dia com o aluno, com os ciclo social e colegas de trabalho.
Mais tudo isso me fascina muito, pois sei que é necessário para o meu crescimento a busca pelo conhecimento. Sabemos que temos a possibilidade de conhecer as tecnologias e muitas vezes abrimos mão dela, mais é preciso ousar e buscar, pois nossos alunos querem se inteirar desses conhecimentos, a flexibilidade na forma de transmitir o conhecimento e a utilização de novos recursos vem engrandecer o nosso trabalho.
Pensando nos alunos, sabemos que uma boa parte deles nasceram na era digital, e que gostam da tecnologia que estão espalhadas por todos os lados, nos como professores não podemos ficar alheios a estes avanços, a tecnologia não veio para substituir o professor e sim para completar. O mundo digital é para ser algo que possamos aproveitar de forma enriquecedora, e transformar essa ferramenta em conhecimento prazeroso e eficaz.

2 comentários:

  1. Tinha que ser você né garota. Que bom que o seu blog também é para algo muito útil. Divulgar as ações da escola. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gostei também do seu texto “Quem sou como professor e aprendiz?”. Traz reflexões pertinentes para o nosso trabalho.

    ResponderExcluir

Aqui você pode dar a sua opinião

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Todas as atividades e estudos planejados na escola, faz parte do currículo, é um conjunto de ações e atividades planejadas para levar o aluno a aprendizagem escolar. O currículo não é apenas um planejamento de conteúdos a serem transmitidos aos alunos e um conjunto de ações e projetos que serão aplicados para levar o aluno ao conhecimento utilizando a flexibilidade a coerência as experiências vivenciada por esses alunos, a introdução das tecnologias, enfim são vários os fatores que levarão a contribuir para que o currículo seja efetivado bom.

As tecnologias vem a somar e a enriquecer o desenvolvimento do currículo, nós professores, temos que introduzir essas novas tecnologias de informação na busca de melhoria e mudança da nossa atuação como professor. O espaço agora é do novo, e inserir as tecnologias na sua prática diária só irá facilitar. Assim sendo, iremos ser um profissional mais criativo e atuante, e a aprendizagem se tornará mais prazerosa aos nossos alunos.

O novo sempre vem dar condições de mudanças, mais temos que explorar as possibilidades oferecidas de forma cautelosa, pois as mídias nos oferecem coisas boas e ruins, e temos que focar nossos objetivos em buscar o que ela tem de melhor a nos oferecer e aos nossos alunos, pois nos ajudará na formação e na inserção ao mundo digital.

Quando se utiliza ferramentas como a tecnologia, para transmitir melhor conhecimentos aos alunos, isso não só facilita essa transmissão como também insere este aluno no mundo digital, contribuindo para o seu crescimento pessoal e profissional, pois garantirá um espaço maior no mercado de trabalho, pois sua preparação deverá ser focada também para a sua sobrevivência fora da escola.

Jô Soares sobre Professor

Jô Soares

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
Se É jovem, não tem experiência.Se É velho, está superado.Se Não tem automóvel, é um pobre coitado.Se Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.Se Fala em voz alta, vive gritando.Se Fala em tom normal, ninguém escuta.Se Não falta ao colégio, é um 'caxias'.Se Precisa faltar, é um 'turista'.Se Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.Se Não conversa, é um desligado.Se Dá muita matéria, não tem dó do aluno.Se Dá pouca matéria, não prepara os alunos.Se Brinca com a turma, é metido a engraçado.Se Não brinca com a turma, é um chato.Se Chama a atenção, é um grosso.Se Não chama a atenção, não sabe se impor.Se A prova é longa, não dá tempo.Se A prova é curta, tira as chances do aluno.Se Escreve muito, não explica.Se Explica muito, o caderno não tem nada.Se Fala corretamente, ninguém entende.Se Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.Se Exige, é rude.Se Elogia, é debochado.Se O aluno é reprovado, é perseguição.Se O aluno é aprovado, deu 'mole'.
É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!
ATUALIZA AI ... ESTAMOS EM 2011, NADA MUDOU !! Esta é para ser repassada mesmo.