
Para Paulo Freire, a educação não pode ser orientada pelo paradigma de uma empresa,conhecer é descobrir e construir e não copiar, como na pedagogia dos conteúdos que dá ênfase apenas a eficiência. Este paradigma ignora o ser humano. Segundo os construtivistas, aprende-se quando se quer aprender e só se aprende o que é significativo. Mas, o conhecimento deve-se constituir numa ferramenta essencial para intervir no mundo.
Paulo Freire tinha um compromisso que era sobretudo com os oprimidos, não apenas com um ou com outro mas com os oprimidos de todo o mundo, há por isso a necessidade de darmos continuidade ao seu trabalho.
Em todos os seus escritos, Freire, fala das exigências necessárias sobre a prática educativa e a virtude de ensinar que engloba a coerência, a simplicidade, a esperança, são uns dos exemplos que considerava como uma prática de solidariedade.
Ser simples não é fácil, portanto a simplicidade opõe-se ao prolixo, dessa forma consegue-se atingir a intelectualidade sem ser arrogante.
Este teólogo também foi um dos criadores do construtivismo, mas do construtivismo crítico, que busca fundamentar o ensino-aprendizagem em ambientes interativos, por meio do uso de recursos audiovisuais, sendo de novas tecnologias, principalmente o vídeo, a televisão e a informática, sempre enfocando a utilização de forma a crítica. O conhecimento não é algo pronto, é construído de forma integradora e interativa a ser apenas "apropriado" ou "socializado" como sustenta a pedagogia dos conteúdos. Nesse sentido conhecer é descobrir e construir e não copiar, pois se torna libertador por si mesmo e imprescindível para transformar e intervir no mundo.
Segundo Freire a “escola não distribui poder, mas constrói saber que é poder. Não mudamos a história sem conhecimentos, mas temos que educar o conhecimento para que possamos interferir no mercado como sujeitos, não como objeto”. A Escola tem o poder de colocar nas mãos dos excluídos, quem não consegue entender as causas da pobreza política promove a pobreza econômica.
Ensinar é introduzir o individuo na historia e não apenas em sala de aula, reproduzindo um poder imaginário mais amplo e político.
Devemos seguir o legado de Freire, não apenas como leitores.
Palavras-chave: Paulo Freire - Construtivismo crítico - Educação.
Fonte principal
(Recebido para publicação em 24.07.97 e liberado em 15.08.97)
Encontrei essa reflexão neste site: http://proinfopira.blogspot.com/2008/09/tarefa-distncia-como-criar-um.html
Cara colega realmente os links nos ajudam muito, é muito mais rápido e dinamico.A área de pesquisa se torna tão vasta que nosso aprendizado se torna melhor, mais amplo. Ameiesse trabalho e o de pesquisar os sites interessantes. Abraços
ResponderExcluirAh seu blog está lindo!!!!!!
Michelly