segunda-feira, 10 de maio de 2010

Reflexão Sobre Paulo Freire




















Para Paulo Freire, a educação não pode ser orientada pelo paradigma de uma empresa,conhecer é descobrir e construir e não copiar, como na pedagogia dos conteúdos que dá ênfase apenas a eficiência. Este paradigma ignora o ser humano. Segundo os construtivistas, aprende-se quando se quer aprender e só se aprende o que é significativo. Mas, o conhecimento deve-se constituir numa ferramenta essencial para intervir no mundo.

Paulo Freire tinha um compromisso que era sobretudo com os oprimidos, não apenas com um ou com outro mas com os oprimidos de todo o mundo, há por isso a necessidade de darmos continuidade ao seu trabalho.

Em todos os seus escritos, Freire, fala das exigências necessárias sobre a prática educativa e a virtude de ensinar que engloba a coerência, a simplicidade, a esperança, são uns dos exemplos que considerava como uma prática de solidariedade.
Ser simples não é fácil, portanto a simplicidade opõe-se ao prolixo, dessa forma consegue-se atingir a intelectualidade sem ser arrogante.

Este teólogo também foi um dos criadores do construtivismo, mas do construtivismo crítico, que busca fundamentar o ensino-aprendizagem em ambientes interativos, por meio do uso de recursos audiovisuais, sendo de novas tecnologias, principalmente o vídeo, a televisão e a informática, sempre enfocando a utilização de forma a crítica. O conhecimento não é algo pronto, é construído de forma integradora e interativa a ser apenas "apropriado" ou "socializado" como sustenta a pedagogia dos conteúdos. Nesse sentido conhecer é descobrir e construir e não copiar, pois se torna libertador por si mesmo e imprescindível para transformar e intervir no mundo.

Segundo Freire a “escola não distribui poder, mas constrói saber que é poder. Não mudamos a história sem conhecimentos, mas temos que educar o conhecimento para que possamos interferir no mercado como sujeitos, não como objeto”. A Escola tem o poder de colocar nas mãos dos excluídos, quem não consegue entender as causas da pobreza política promove a pobreza econômica.
Ensinar é introduzir o individuo na historia e não apenas em sala de aula, reproduzindo um poder imaginário mais amplo e político.
Devemos seguir o legado de Freire, não apenas como leitores.
Palavras-chave: Paulo Freire - Construtivismo crítico - Educação.
Fonte principal
(Recebido para publicação em 24.07.97 e liberado em 15.08.97)
Encontrei essa reflexão neste site: http://proinfopira.blogspot.com/2008/09/tarefa-distncia-como-criar-um.html

Um comentário:

  1. Cara colega realmente os links nos ajudam muito, é muito mais rápido e dinamico.A área de pesquisa se torna tão vasta que nosso aprendizado se torna melhor, mais amplo. Ameiesse trabalho e o de pesquisar os sites interessantes. Abraços
    Ah seu blog está lindo!!!!!!
    Michelly

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Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Todas as atividades e estudos planejados na escola, faz parte do currículo, é um conjunto de ações e atividades planejadas para levar o aluno a aprendizagem escolar. O currículo não é apenas um planejamento de conteúdos a serem transmitidos aos alunos e um conjunto de ações e projetos que serão aplicados para levar o aluno ao conhecimento utilizando a flexibilidade a coerência as experiências vivenciada por esses alunos, a introdução das tecnologias, enfim são vários os fatores que levarão a contribuir para que o currículo seja efetivado bom.

As tecnologias vem a somar e a enriquecer o desenvolvimento do currículo, nós professores, temos que introduzir essas novas tecnologias de informação na busca de melhoria e mudança da nossa atuação como professor. O espaço agora é do novo, e inserir as tecnologias na sua prática diária só irá facilitar. Assim sendo, iremos ser um profissional mais criativo e atuante, e a aprendizagem se tornará mais prazerosa aos nossos alunos.

O novo sempre vem dar condições de mudanças, mais temos que explorar as possibilidades oferecidas de forma cautelosa, pois as mídias nos oferecem coisas boas e ruins, e temos que focar nossos objetivos em buscar o que ela tem de melhor a nos oferecer e aos nossos alunos, pois nos ajudará na formação e na inserção ao mundo digital.

Quando se utiliza ferramentas como a tecnologia, para transmitir melhor conhecimentos aos alunos, isso não só facilita essa transmissão como também insere este aluno no mundo digital, contribuindo para o seu crescimento pessoal e profissional, pois garantirá um espaço maior no mercado de trabalho, pois sua preparação deverá ser focada também para a sua sobrevivência fora da escola.

Jô Soares sobre Professor

Jô Soares

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
Se É jovem, não tem experiência.Se É velho, está superado.Se Não tem automóvel, é um pobre coitado.Se Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.Se Fala em voz alta, vive gritando.Se Fala em tom normal, ninguém escuta.Se Não falta ao colégio, é um 'caxias'.Se Precisa faltar, é um 'turista'.Se Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.Se Não conversa, é um desligado.Se Dá muita matéria, não tem dó do aluno.Se Dá pouca matéria, não prepara os alunos.Se Brinca com a turma, é metido a engraçado.Se Não brinca com a turma, é um chato.Se Chama a atenção, é um grosso.Se Não chama a atenção, não sabe se impor.Se A prova é longa, não dá tempo.Se A prova é curta, tira as chances do aluno.Se Escreve muito, não explica.Se Explica muito, o caderno não tem nada.Se Fala corretamente, ninguém entende.Se Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.Se Exige, é rude.Se Elogia, é debochado.Se O aluno é reprovado, é perseguição.Se O aluno é aprovado, deu 'mole'.
É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!
ATUALIZA AI ... ESTAMOS EM 2011, NADA MUDOU !! Esta é para ser repassada mesmo.