quinta-feira, 24 de junho de 2010

Educando para enfrentar os desafios da difícil Sobrevivência

Levamos as turmas dos 3° MB’s para o salão de eventos onde os mesmos assentiriam uma aula de reforço e um vídeo sobre o meio ambiente, logo após assistirmos o vídeo fizemos grupos de 5 alunos para discutirem o que aprenderam na aula e no vídeo e apresentarem aos colegas em 5 minutos cada grupo.
Ficamos surpresas com tantas informações que os mesmos assimilaram e repassaram com tanta precisão, pediram também que esse tipo de aula fosse repetido com outras temáticas, disseram que gostaram muito da metodologia aplicada, pois passar vídeo por passar não é interessante, mais quando há discussão sobre o assunto todos prestam atenção e gostam da aula, pois entende melhor o conteúdo e os conhecimentos adquiridos ficam na bagagem por muitos mais tempo.
Nós Coord. Karla Patrícia e aux. Laboratório de informática Claudia, aprendemos que é muito mais fácil aplicar e planejar uma aula, quando se utiliza os recursos tecnológicos que a escola dispõe, pois os alunos contribuem mais e as informações chegam ate eles de forma mais rápida de serem assimiladas.
Tivemos a oportunidade de contribuir com o professor regente e também de mostrar a empolgação dos alunos quando uma aula é bem planejada com esses recursos pedagógicos.

2 comentários:

  1. Claúdia;
    É muito bom saber que vocês estão auxiliando os professores regentes atrves das atividades desenvolvidas neste curso.
    Parabéns
    Eliana

    ResponderExcluir
  2. Claúdia Parabéns! Parabéns mesmo pela elaboração de sua aula e aplicação. Notei que uma boa aula, muitas vezes depende do professor e da criatividade. Parabéns pela atitude de levar os alunos a outro local, isso incentiva os mesmos. Você os intigou para o conhecimento. Outra coisa muito importante que você colocou é que é a metodologia que usamos. Podemos utilizar qualquer vídeo, mas se não soubermos conduzir o assunto e deixar claro o que queremos que os alunos entendam não terá significado a aula. Como você diz: passar vídeo por passar não é interessante, mais quando há discussão sobre o assunto todos prestam atenção e gostam da aula, pois entende melhor o conteúdo e os conhecimentos adquiridos ficam na bagagem por muitos mais tempo". Sua colocação é pura verdade.Parabéns! Aprendo muito com isso.
    bj...

    ResponderExcluir

Aqui você pode dar a sua opinião

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Todas as atividades e estudos planejados na escola, faz parte do currículo, é um conjunto de ações e atividades planejadas para levar o aluno a aprendizagem escolar. O currículo não é apenas um planejamento de conteúdos a serem transmitidos aos alunos e um conjunto de ações e projetos que serão aplicados para levar o aluno ao conhecimento utilizando a flexibilidade a coerência as experiências vivenciada por esses alunos, a introdução das tecnologias, enfim são vários os fatores que levarão a contribuir para que o currículo seja efetivado bom.

As tecnologias vem a somar e a enriquecer o desenvolvimento do currículo, nós professores, temos que introduzir essas novas tecnologias de informação na busca de melhoria e mudança da nossa atuação como professor. O espaço agora é do novo, e inserir as tecnologias na sua prática diária só irá facilitar. Assim sendo, iremos ser um profissional mais criativo e atuante, e a aprendizagem se tornará mais prazerosa aos nossos alunos.

O novo sempre vem dar condições de mudanças, mais temos que explorar as possibilidades oferecidas de forma cautelosa, pois as mídias nos oferecem coisas boas e ruins, e temos que focar nossos objetivos em buscar o que ela tem de melhor a nos oferecer e aos nossos alunos, pois nos ajudará na formação e na inserção ao mundo digital.

Quando se utiliza ferramentas como a tecnologia, para transmitir melhor conhecimentos aos alunos, isso não só facilita essa transmissão como também insere este aluno no mundo digital, contribuindo para o seu crescimento pessoal e profissional, pois garantirá um espaço maior no mercado de trabalho, pois sua preparação deverá ser focada também para a sua sobrevivência fora da escola.

Jô Soares sobre Professor

Jô Soares

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
Se É jovem, não tem experiência.Se É velho, está superado.Se Não tem automóvel, é um pobre coitado.Se Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.Se Fala em voz alta, vive gritando.Se Fala em tom normal, ninguém escuta.Se Não falta ao colégio, é um 'caxias'.Se Precisa faltar, é um 'turista'.Se Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.Se Não conversa, é um desligado.Se Dá muita matéria, não tem dó do aluno.Se Dá pouca matéria, não prepara os alunos.Se Brinca com a turma, é metido a engraçado.Se Não brinca com a turma, é um chato.Se Chama a atenção, é um grosso.Se Não chama a atenção, não sabe se impor.Se A prova é longa, não dá tempo.Se A prova é curta, tira as chances do aluno.Se Escreve muito, não explica.Se Explica muito, o caderno não tem nada.Se Fala corretamente, ninguém entende.Se Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.Se Exige, é rude.Se Elogia, é debochado.Se O aluno é reprovado, é perseguição.Se O aluno é aprovado, deu 'mole'.
É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!
ATUALIZA AI ... ESTAMOS EM 2011, NADA MUDOU !! Esta é para ser repassada mesmo.