segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Quando o professor se propõe a mudar sua maneira de dar aula, ele procura uma nova maneira de integrar suas atividades usando as tecnologias existentes para que o aluno participe mais e aprenda mais com sua pratica diária. Sem contar que sua metodologia será mais proveitosa e consequentemente com resultados muito melhores. Pois o aluno passará a fazer parte ativamente na construção do seu conhecimento, como pesquisador, e não como mero receptador de informações. Temos que cuidar para não cometer erros frequentes em apenas copiar e copiar as informações já contidas na internet, temos que utiliza -las como mais um recurso de pedagógico de informação para a construção do nosso conhecimento, para a partir dai termos a nossa própria conclusão. Teremos de ter muita atenção na temática do que estamos estudando ou pesquisando, pois nem sempre encontramos só verdades sobre o assunto, temos de procurar várias biografias a respeito do mesmo assunto.

As estratégias sobre como utilizar esses recursos vão surgindo com a participação e sugestão dos próprios alunos, o professor deverá ficar atento nos comentários e sites que eles mais se identificam para poder se planejar e ter sucesso na busca dos seus objetivos.

Claudia A. Cruz

5 comentários:

  1. Olá Claudia
    Trabalhar com a tecnologia nos traz grandes benefícios, no entanto é preciso cuidado para não transformar as aulas em cópias da internet.Os objetivos direcionados ajuda o professor na aula.
    @braços,
    Elisângela

    ResponderExcluir
  2. Cláudia,

    Compartilho com você a preocupação em relação a cópia da cópia da internet. Assim como Pedro Demo coloca o professor tem que ser autor do seu próprio material e não meramente um copilador.

    Abraços,

    Semone

    ResponderExcluir
  3. A palavra chave é mudança. é necessario q haja mudança na equipe escolar para q haja mudança no ensino-aprendizagem. A mudança q a equipe deve se empenhar é quanto a urilização e valorização dos muitos recursos presentes no dia-a-dia.
    Devemos conhecer o mundo do nosso aluno para q possamos "ensiná-lo" de maneira mais coerente.


    Gostei muito do seu blog

    Parabéns pelos trabalhos desenvolvidos.

    ResponderExcluir
  4. Colega gostei da sua colocação quando refere ao jeito de ser do professor dar aula. Digo também que o que faz a escola diferença é o educador diferente e o aluno só aprende com o professor que aprende a partir daí temos a necessidade de estarmos constantemente em formação continuada.

    ResponderExcluir
  5. Há dois pontos que gostei muito em sua abordagem:
    "o professor se propõe a mudar sua maneira de dar aula"
    Isso porque percebemos que o mundo não pára ele sempre está em estado de evolução. Sendo assim nós seres humanos, independente de sermos professores ou não também temos que aconpanhar essa evolução.
    Por isso temos que está em constante processo de mudança. Mudar para aprender mais, mudar para ensinar mais, mudar para evoluir mais.Outro ponto importante é :Teremos de ter muita atenção na temática do que estamos estudando ou pesquisando, pois nem sempre encontramos só verdades sobre o assunto, temos de procurar várias biografias a respeito do mesmo assunto.
    temos que ensinar nosso alunos a serem criticos a não aceitar tudo o que é imposto pela sociedade. A sociedade e seus conceitos e atos tem que ser pensada e discutida. Assim podemos construir um mundo melhor e mais justo.

    ResponderExcluir

Aqui você pode dar a sua opinião

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Todas as atividades e estudos planejados na escola, faz parte do currículo, é um conjunto de ações e atividades planejadas para levar o aluno a aprendizagem escolar. O currículo não é apenas um planejamento de conteúdos a serem transmitidos aos alunos e um conjunto de ações e projetos que serão aplicados para levar o aluno ao conhecimento utilizando a flexibilidade a coerência as experiências vivenciada por esses alunos, a introdução das tecnologias, enfim são vários os fatores que levarão a contribuir para que o currículo seja efetivado bom.

As tecnologias vem a somar e a enriquecer o desenvolvimento do currículo, nós professores, temos que introduzir essas novas tecnologias de informação na busca de melhoria e mudança da nossa atuação como professor. O espaço agora é do novo, e inserir as tecnologias na sua prática diária só irá facilitar. Assim sendo, iremos ser um profissional mais criativo e atuante, e a aprendizagem se tornará mais prazerosa aos nossos alunos.

O novo sempre vem dar condições de mudanças, mais temos que explorar as possibilidades oferecidas de forma cautelosa, pois as mídias nos oferecem coisas boas e ruins, e temos que focar nossos objetivos em buscar o que ela tem de melhor a nos oferecer e aos nossos alunos, pois nos ajudará na formação e na inserção ao mundo digital.

Quando se utiliza ferramentas como a tecnologia, para transmitir melhor conhecimentos aos alunos, isso não só facilita essa transmissão como também insere este aluno no mundo digital, contribuindo para o seu crescimento pessoal e profissional, pois garantirá um espaço maior no mercado de trabalho, pois sua preparação deverá ser focada também para a sua sobrevivência fora da escola.

Jô Soares sobre Professor

Jô Soares

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
Se É jovem, não tem experiência.Se É velho, está superado.Se Não tem automóvel, é um pobre coitado.Se Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.Se Fala em voz alta, vive gritando.Se Fala em tom normal, ninguém escuta.Se Não falta ao colégio, é um 'caxias'.Se Precisa faltar, é um 'turista'.Se Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.Se Não conversa, é um desligado.Se Dá muita matéria, não tem dó do aluno.Se Dá pouca matéria, não prepara os alunos.Se Brinca com a turma, é metido a engraçado.Se Não brinca com a turma, é um chato.Se Chama a atenção, é um grosso.Se Não chama a atenção, não sabe se impor.Se A prova é longa, não dá tempo.Se A prova é curta, tira as chances do aluno.Se Escreve muito, não explica.Se Explica muito, o caderno não tem nada.Se Fala corretamente, ninguém entende.Se Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.Se Exige, é rude.Se Elogia, é debochado.Se O aluno é reprovado, é perseguição.Se O aluno é aprovado, deu 'mole'.
É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!
ATUALIZA AI ... ESTAMOS EM 2011, NADA MUDOU !! Esta é para ser repassada mesmo.