quinta-feira, 30 de setembro de 2010

MEMORIAL

Eu, Claudia Andrade da Cruz, professora e auxiliar de coordenação no Laboratório de Informática do CEM Prof. Florêncio Aires, venho fazer o meu relato sobre o curso das TICS, do qual participei, este curso trouxe para mim vários aprendizados e experiências, tive a oportunidade de aprender coisas que eu já havia precisado que outras pessoas fizessem para mim, como editar vídeo, criar o blog, entre outras mais, além de despertar ainda mais a criatividade, a necessidade de organização de idéias e de tempo.

A tecnologia me fascina a cada dia com suas ferramentas modernas e precisas, pois torna o trabalho mais interessante fazendo uma interface harmoniosa do raciocínio exposto do emissor para o receptor.

As dificuldades surgiram a cada módulo estudado e a cada aplicativo novo que iamos descobrindo o seu uso, o tempo foi o mais dificil de se lidar, pois eu, não tinha essa organização ainda definida de tempo para os estudos, mais tudo foi se encaixando, fazíamos uma troca muito rica em cada coisa aprendida, acredito que esta foi a maior superação que tive. O acompanhamento e apoio tanto das tutoras como dos colegas de curso foi de suma importância para a minha continuidade e busca.

O curso além de oferecer materiais de ótima qualidade nos proporciona um aprendizado de qualidade, pois a metodologia usada faz com que o cursista aprenda fazendo, a sua prática leva –nos ao desenvolvimento de todo o currículo, transformando a nossa pratica pedagógica em aulas melhores e mais atrativas aos olhos dos alunos.

A minha relação com as tecnologias sempre foi muito estreita, sempre me interessei em aprender esses recursos tecnológicos que os cursos de capacitações nos oferecem, e sempre gostei de colocar em prática e de transmitir esses conhecimentos, é muito gratificante quando você repassa algo para outra pessoa que irá melhorar a sua prática diária profissionalmente e pessoalmente.

Procuro sempre utiliza – los e aprender cada vez mais, pois facilita minha comunicação e minha prática pedagógica com os alunos.

Gostaria de dar uma sugestão, que as capacitações aconteçam mais presenciais e menos a distância, pois com a prática aprendemos muito mais rápido, sem dizer que facilita o aprendizado e o interesse do aprendiz.




Claudia Andrade da Cruz, 30 de setembro de 2010

Assinatura e data

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você pode dar a sua opinião

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Todas as atividades e estudos planejados na escola, faz parte do currículo, é um conjunto de ações e atividades planejadas para levar o aluno a aprendizagem escolar. O currículo não é apenas um planejamento de conteúdos a serem transmitidos aos alunos e um conjunto de ações e projetos que serão aplicados para levar o aluno ao conhecimento utilizando a flexibilidade a coerência as experiências vivenciada por esses alunos, a introdução das tecnologias, enfim são vários os fatores que levarão a contribuir para que o currículo seja efetivado bom.

As tecnologias vem a somar e a enriquecer o desenvolvimento do currículo, nós professores, temos que introduzir essas novas tecnologias de informação na busca de melhoria e mudança da nossa atuação como professor. O espaço agora é do novo, e inserir as tecnologias na sua prática diária só irá facilitar. Assim sendo, iremos ser um profissional mais criativo e atuante, e a aprendizagem se tornará mais prazerosa aos nossos alunos.

O novo sempre vem dar condições de mudanças, mais temos que explorar as possibilidades oferecidas de forma cautelosa, pois as mídias nos oferecem coisas boas e ruins, e temos que focar nossos objetivos em buscar o que ela tem de melhor a nos oferecer e aos nossos alunos, pois nos ajudará na formação e na inserção ao mundo digital.

Quando se utiliza ferramentas como a tecnologia, para transmitir melhor conhecimentos aos alunos, isso não só facilita essa transmissão como também insere este aluno no mundo digital, contribuindo para o seu crescimento pessoal e profissional, pois garantirá um espaço maior no mercado de trabalho, pois sua preparação deverá ser focada também para a sua sobrevivência fora da escola.

Jô Soares sobre Professor

Jô Soares

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
Se É jovem, não tem experiência.Se É velho, está superado.Se Não tem automóvel, é um pobre coitado.Se Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.Se Fala em voz alta, vive gritando.Se Fala em tom normal, ninguém escuta.Se Não falta ao colégio, é um 'caxias'.Se Precisa faltar, é um 'turista'.Se Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.Se Não conversa, é um desligado.Se Dá muita matéria, não tem dó do aluno.Se Dá pouca matéria, não prepara os alunos.Se Brinca com a turma, é metido a engraçado.Se Não brinca com a turma, é um chato.Se Chama a atenção, é um grosso.Se Não chama a atenção, não sabe se impor.Se A prova é longa, não dá tempo.Se A prova é curta, tira as chances do aluno.Se Escreve muito, não explica.Se Explica muito, o caderno não tem nada.Se Fala corretamente, ninguém entende.Se Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.Se Exige, é rude.Se Elogia, é debochado.Se O aluno é reprovado, é perseguição.Se O aluno é aprovado, deu 'mole'.
É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!
ATUALIZA AI ... ESTAMOS EM 2011, NADA MUDOU !! Esta é para ser repassada mesmo.